Quem Somos

Núcleo de Investigações sobre Gêneros Textuais (NIG), criado em maio de 2010, certificado pela UFPE em maio de 2011, coordenado por Angela Paiva Dionisio (Letras/UFPE) e Leila Janot de Vasconcelos (Psicologia/FPS), possui duas linhas de pesquisa, que são “Teorias de Gênero” e “Multimodalidade e Neuropsicologia”.

A primeira tem por objetivo maior a investigação de estudos de gêneros textuais nas áreas da linguística e da teoria literatura, observando práticas sociais permeadas por gêneros orais e escritos, em contextos sociocomunicativos diversos e em épocas diversas.

Já a segunda linha de pesquisa -Multimodalidade e Neuropsicologia – está voltada para pesquisas que investiguem os arranjos das formas verbais (texto impresso ou falado) e pictoriais (gráficos estáticos ou dinâmicos) dos textos e as possíveis implicações neuropsicológicas que tais arranjos podem provocar em situações de aprendizagem; buscando ainda investigar as relações entre as possibilidades (affordances) tecnológicas e a construção de identidade.

Parceria internacional:

Pesquisadores NIG foram convidados para participar como pesquisadores colaboradores no Projeto Who are we? And How is new media technology impacting our lives?, coordenado pela Profa. Sigrid Norris, no Multimodal Research Centre, na Universidade de Auckland (AUT) Nova Zelândia.

Produção de material didático:

Produção da Série Bate-papo Acadêmico. Os volumes da série serão sempre compostos por vídeo legendado e papers online nas línguas português, inglês e espanhol. O primeiro volume da série aborda o tema Gêneros Textuais e conta com a participação dos pesquisadores Carolyn Miller (NCSU/USA) e Charles Bazerman (UCSB/USA).

 

8 Thoughts on “Quem Somos

  1. Sou Coordenadora de Português do Colégio Bandeirantes, em São Paulo e, como estamos próximos de fazer nosso orçamento para a participação de Congresso em 2014, gostaria de saber se há alguma previsão para Congresso no ano que vem e em que mês.

    Obrigada.

    • Susana, vamos realizar o V Encontro Gêneros na Linguística e na Literatura em 2014. Não temos ainda definido o mês, mas será maio ou agosto. Esperamos definir tudo em breve!

  2. Rodolfo on 6 de abril de 2014 at 01:38 said:

    Olá, já tem o mês definido do V encontro Gêneros na Linguística e na Literatura?
    No aguardo.

  3. Selmo Alves on 17 de abril de 2014 at 15:51 said:

    Prezados(as):

    Sou professor de Letras e mestrando em Estudo de Linguagens e, por estar desenvolvendo pesquisa com o tema “Práticas de escrita de estudantes universitários em diferentes contextos da vida cotidiana” na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), gostaria de interagir com este NIG no sentido de obter informações sobre eventos na área.

    Agradeço-lhes a atenção.

    Cordialmente,

    Prof. Selmo Alves.

  4. Amanda Mary on 2 de julho de 2014 at 18:26 said:

    Olá, equipe do NIG!
    Sou graduada em Letras/Português pela UESPI e atualmente, estou cursando Especialização em Linguística e Ensino pela mesma instituição. Fiz minha inscrição no V Encontro de Gêneros, mas ainda não efetuei o pagamento. Primeiro,gostaria de saber como faço para me deslocar até Pernambuco e como fica a questão de hospedagem para quem vai apresentar trabalho.

    Aguardo resposta!

    Att,
    Amanda Mary

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *