Gêneros

Sobre o Encontro Gêneros na Linguística e na Literatura

Charles Bazerman (UCSB – USA), Carolyn Miller (NCSU – USA)

2009 – Charles Bazerman (UCSB – USA), Carolyn Miller (NCSU – USA). Foto: Karla Vidal

Em 2009, foi realizado o I Encontro Gêneros na Linguística e na Literatura, uma ação promovida pelos coordenadores do projeto Gêneros Textuais/Discursivos e Ensino de Língua e Literatura, aprovado e homologado em dezembro de 2008 pela CAPES (Processo n 23038.043023/2008-42), dentro do âmbito do Edital Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD-NF 2008-2013), entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Instituição proponente – e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Instituição associada –, tendo como coordenadores os professores-doutores José Helder Pinheiro (UFCG) e Ângela Paiva Dionísio (UFPE).

Este encontro acadêmico se diferenciava, na ocasião, (i) por congregar as discussões sobre o tema gêneros textuais em suas duas grandes áreas de investigação – linguística e literatura; (ii) por atrelar teoria e prática, ou seja, as pesquisas acadêmicas e suas investigações metodológicas voltadas sempre para o ensino básico, quer em conferências ou mesas-redondas e (iii) por apresentar uma forma de realização em que não há sobreposição de apresentações, isto é, todos os participantes compartilham as mesmas atividades, uma vez que não ocorrem sessões simultâneas. Após avaliação positiva que enalteceu o formato do evento, passou-se a realizar os encontros seguintes com este perfil em 2011, 2012 e 2013.

Inseriu-se, em 2012, um momento de “Exposição de pôsteres: gêneros em debate”, que consiste na apresentação por mestrandos e doutorandos de suas pesquisas em andamento com temáticas em “gêneros textuais/discursivos”. Contamos a participação de alunos da UFPE, UFCG, UFAL, UFPB, UEPB, UFRN. Foram selecionados 28 expositores via submissão de resumos. Uma equipe de professores, formada por professores de Letras da UFPE, UFCG e os convidados palestrantes para o evento, selecionaram os resumos, analisaram as apresentações e compuseram a PLENÁRIA EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES: GÊNEROS EM DEBATE, que se destinava a comentar coletivamente as pesquisas trazidas pelos 28 pós-graduandos. A estes eram dirigidas questões ou estes faziam questões à comissão da plenária. Foi uma atividade avaliada como extremamente positiva e solicitada por todos para ser mantida nos próximos encontros.

2012 - III Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura

2012 – III Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura. Foto: Hellayne Santiago

Nestes anos de realização, já contamos com as presenças de pesquisadores internacionais renomados na área de gêneros textuais, tais como Charles Bazerman (UCSB – USA), Carolyn Miller (NCSU – USA), Shirley Lin (UCSB – USA), Saulo Neiva (Université Blaise-Pascal – Clermont), Maria Antónia Coutinho (Universidade Nova de Lisboa). Dentre as participações de pesquisadores nacionais de outras instituições, podemos mencionar: Déssire Mota-Roth (UFSM), Regina Dell’Isola (UFMG), Márcia Mendonça (UNICAMP), Maria Auxiliadora Bezerra (UFCG), José Helder Pinheiro (UFCG), Maria Augusta Reinaldo (UFCG), Benedito Bezerra (UPE/UFPE), Antony Bezerra (UFRPE).

Comissão Organizadora: Angela Paiva Dionisio (Coordenadora) – Ana Cristina Gomes da Penha – Camile Fernandes Borba – Karina Falcone – Medianeira de Souza – Michelle Leonor da Silva – Raquel Lima Nogueira.

Comissão Científica: Anco Márcio Tenório Vieira – André de Sena – Beth Marcuschi – Benedito Bezerra – José Helder Pinheiro – Judith Hoffnagel – Karina Falcone – Maria Augusta Reinaldo – Maria Auxiliadora Bezerra – Medianeira de Souza – Normanda da Silva Beserra – Williany Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *